Novidade Mercado

 Agrotins 2012 

A Agrotins 2012 acontecerá entre os dias 8 e 12 de maio, no Centro Agro tecnológico de Palmas e terá o tema “Irrigação: Negócio Sustentável, Líquido e Certo”. De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, o tema “Irrigação” já é destaque no agronegócio tocantinense e será trabalhado em destaque durante a feira.
“O Tocantins tem recebido investimentos para o setor de irrigação e queremos atrair ainda mais a atenção dos investidores e dos parceiros para a importância desse setor, para o desenvolvimento do agronegócio no Estado”, avaliou Jaime Café.
A Agrotins é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Seagro e suas instituições vinculadas (Ruraltins, Adapec e Itertins), em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor agropecuário.


Embrapa lança novas variedades para estimular produção de guaraná no Brasil

Com o objetivo de aumentar a produção de guaraná no Brasil, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu quatro novas cultivares do fruto. As variedades apresentam resistência às principais doenças da cultura, maior produtividade e melhor rentabilidade aos produtores.
A BRS Cereçaporanga produz 1,3 ...quilo de semente seca por planta ao ano, com produtividade de 520 quilos por hectare ao ano. É resistente à galha do tronco, hipertrofia da gema floral/vegetativa e moderadamente resistente à antracnose.
Já a BRS Mundurucânia produz 1,4 quilo de sementes secas por planta ao ano, com produtividade média de 560 quilos por hectare ao ano de sementes secas e potencial produtivo de 875 quilos por hectare ao ano. Apresenta resistência completa à hipertrofia da gema floral, à galha do tronco, tem alta resistência à antracnose e resistência horizontal à hipertrofia da gema vegetativa.
A BRS Luzeia possui alto teor de cafeína, produtividade por planta de 1,60 quilo de semente seca e produtividade anual variando entre 640 quilos e mil quilos por hectare. Tem altos níveis de resistência estável à antracnose, resistência completa à galha do tronco e resistência horizontal à hipertrofia da gema vegetativa e floral.
Com uma produção de 1,40 quilo de sementes secas por planta ao ano, a BRS Andirá tem potencial produtivo de 875 quilos por hectare ao ano. Apresenta resistência completa à galha do tronco, à hipertrofia da gema floral e vegetativa, bem como alta resistência a antracnose. Essa cultivar se destaca ainda pelo elevado teor de cafeína na semente (4,2%).
O guaraná é uma planta genuína da Amazônia, mas que também é cultivada na Bahia e em Mato Grosso. A semente torrada possui várias propriedades terapêuticas e é recomendada para aumentar a resistência do organismo e diminuir a fadiga. Já o pó do guaraná é antitérmico, antineurálgico, antidiarréico, estimulante, analgésico e antigripal. Na semente é possível encontrar ainda cafeína, amido, ácido tânico, cálcio, timina, vitamina A, ferro, fósforo, potássio e fibras vegetais.

Fonte: Revista Globo Rural
http://agroba.se/wDQVPF




Conhecendo mais sobre a agricultura no Tocantins

Madson Maranhão
Colheita de cana em Pedro Afonso
Agricultura no Tocantins...
Biocombustíveis
O Tocantins está pronto para oferecer biocombustíveis ao mundo, sem derrubar nenhuma árvore para plantar matéria-prima e sem desvirtuar as terras que hoje são utilizadas na produção de alimentos.
Para isso, a cana-de-açúcar que serve de matéria-prima ao etanol e as oleaginosas dos biocombustíveis são plantadas em áreas de pastagens degradadas. São 5 milhões de hectares de pastagens, que já começam a receber investidores, que promovem a recuperação do seu solo e o plantio das novas culturas.
A ocupação destas terras está prevista no estudo “Rota do Álcool”, elaborado pelo Governo do Tocantins. A projeção para os próximos 10 anos é de instalar 24 usinas de etanol (600 mil hectares) e 20 usinas de biodiesel (200 mil hectares) nestas áreas.
Produção atual
Atualmente, o Tocantins conta com duas usinas de biodisel em funcionamento (Brasil Ecodiesel e Biotins Energia) e três em instalação. Outras opções de oleaginosas que se destacam para a produção do chamado “combustível limpo” são a soja, o girassol, o amendoim e o algodão, além de culturas perenes como o dendê e a macaúba.
Na área de etanol, o Tocantins possui três usinas em atividade, sendo em Arraias, Gurupi e Pedro Afonso. Estudos apontam também grandes vantagens para o etanol fabricado da batata-doce, para o uso doméstico e fármacos.
Futuro
Com os biocombustíveis, o Tocantins está oferecendo ao mundo uma alternativa para substituir os combustíveis fósseis, mais poluentes e produzidos de matérias-primas não renováveis. Mas o estado tem condições para contribuir com muito mais. No Tocantins, o sol brilha por mais tempo, considerando a média nacional. São 2.400 horas/luz ao ano, que acelera a fotossíntese, fazendo com que as plantas possam converter energia solar em açúcares, proporcionando maior rendimento por área.
Maiores informações, favor entrar em contato com a Coordenação de Agroenergia, pelo ramal 2140.

Fonte: Diretoria de Produção Vegetal – SEAGRO.
http://www.seagro.to.gov.br/conteudo.php?id=160




Agrotins 2012
08 a 12 de maio

As novidades no setor do agronegócio brasileiro ganham mais evidência na Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins. A cada edição, a maior feira da região Norte do Brasil, leva informações para milhares de pecuaristas, agricultores, empresários e é responsável pela movimentação de milhões em negócios. Para facilitar o acesso a essas novas tecnologias, instituições financeiras presentes na feira oferecem condições especiais de financiamento.

A 12ª edição da Agrotins, que será realizada entre os dias 8 e 12 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, tem como tema a Irrigação, que promete crescer 20%, este ano, segundo a Superintendência de Irrigação e Drenagem. O objetivo é que o setor seja impulsionado ainda mais pela Agrotins, que já se consolidou como um espaço único de oportunidades de negócios e transferências de tecnologias. Atualmente, o Tocantins possui cerca de 90 mil hectares de áreas irrigadas produzindo principalmente arroz, feijão, soja para semente, milho, cana-de-açúcar e frutas.

Para impulsionar ainda mais a Irrigação, o Governo Federal criou o Moderinfra – Programa de Incentivo à Irrigação e à Armazenagem, que em 2012 financiará R$ 1,3 milhão por cliente, e até R$ 4 milhões por empreendimento coletivo. O investimento é voltado para implantação, reforma, recuperação, adequação e modernização dos sistemas de irrigação e armazenagem, em todo o Brasil. No Tocantins, já está disponível por meio do BNDES.

Neste caminho de desenvolvimento, aproveitando um recurso em abundância no Estado: a água, o Tocantins conta com três projetos hidroagrícolas, voltados para a fruticultura: o Manuel Alves (Sudeste), o São João (Central) e o Sampaio (Bico do Papagaio).

O Governo também trabalha na implantação do Prodoeste - Programa de Desenvolvimento do Sudoeste do Tocantins, que almeja implantar, através de parceria público-privada, um grande sistema de plantio irrigado no Estado. Além disso, o Estado já conseguiu junto ao Governo Federal verba para a revitalização do projeto “Rio Formoso”, que incrementará a produção em 82% e 55% na oferta de empregos para a região.

Esses e muitos outros assuntos ligados não só à irrigação, mas também à agricultura e à pecuária serão debatidos em palestras, clínicas tecnológicas, expodinâmicas, dias de campo e diversos encontros que farão parte da programação da Agrotins 2012.

Promovida pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, vinculadas (Adapec, Ruraltins e Itertins) e em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor produtivo, a 12ª Agrotins promete mais uma vez bater recordes de público e de movimentação financeira.

Participe você também! Venha conhecer as novidades em cada setor, apresentar a sua empresa e fechar excelentes negócios.

Contatos

As empresas interessadas em expor na Agrotins 2012 podem procurar a Comissão Organizadora da feira na Seagro, nos telefones (63) 3218-2136 / 3218-2112, falar com Fernando Garcia ou Eliany Bandeira ou através do e-mail: agrotins@seagro.to.gov.br.

http://www.seagro.to.gov.br/conteudo.php?id=36

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu Post aqui, que iremos responder o mais breve possivel.